OUTROS RECURSOS

Apresentamos aqui um conjunto de outros recursos educativos, produzidos pela Amnistia Internacional e por outras organizações. Estes materiais destinam-se a educadores, docentes e pessoas interessadas em promover os direitos humanos através da educação.

DIREITOS HUMANOS

Para saber mais sobre este tema: site da Amnistia.


Apresentação:  Marcos Históricos dos Direitos Humanos

Notas para professores: Marcos Históricos dos Direitos Humanos

Esta apresentação proporciona uma perspetiva histórica sobre o desenvolvimento dos direitos humanos, referindo alguns dos marcos históricos que contribuíram para a sua evolução ao longo dos tempos. O documento Notas para professores contém informação adicional de apoio à apresentação.


Kit 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A 10 de dezembro de 2018 assinalaram-se os 70 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pelas Nações Unidas. Em resposta às atrocidades da II Guerra Mundial, o mundo disse “BASTA” às violações de direitos humanos, proclamando um documento que, pela primeira vez, declara que os direitos humanos são universais e aplicam-se a todas as pessoas.

Para assinalar a data a AI editou um kit de atividades para promover os direitos humanos nas escolas, com sugestões que incentivam os alunos a melhor compreender e valorizar os DH e a responsabilizaram-se pelo seu respeito, defesa e promoção.


Direitos Humanos Aqui e Agora

Manual que explora a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proporcionando informações de fundo, ideias para se entrar em ação e exercícios interativos para ajudar as pessoas a aprenderem sobre direitos humanos.


Manual “Primeiros Passos”

Este manual dirige-se a professores e a todos os que trabalham com grupos de jovens e que desejam introduzir a temática dos direitos humanos nas suas práticas educativas. Está concebido para ser uma introdução básica, com atividades específicas para crianças e jovens de diferentes idades.


Siniko

Siniko é uma palavra dos dialetos Bambara, Mandinga e Dioula que significa, à letra, “negócio do amanhã”. Traduz-se por “coisas que o futuro reserva” ou “o que queremos para gerações futuras”. Este manual é para professores e educadores em África que trabalham com jovens em ambientes educativos formais e não formais e que desejam introduzir os direitos humanos nas suas práticas educativas. Está concebido para ser uma introdução básica, com atividades específicas para crianças e jovens de diferentes idades.

A versão impressa pode ser solicitada através dos nossos contactos.


Todos os Direitos são importantes

O objetivo deste Manual é explorar a Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas e desenvolver entre os mais jovens a compreensão dos direitos inscritos nessa Convenção e da forma como esses direitos se relacionam com as suas vidas quotidianas.

A versão impressa pode ser solicitada através dos nossos contactos.


DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS

Para saber mais sobre este tema: página no site da Amnistia.


Passaporte Brave
Brochura sobre a campanha BRAVE para estudantes a partir dos 10 anos. Inclui os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e uma breve biografia sobre alguns defensores de direitos humanos.Pode ser usado para aulas de introdução aos direitos humanos ou para abordar questões relacionadas com os defensores de direitos humanos.


PESSOAS EM MOVIMENTO

Para saber mais sobre este tema: página no site da Amnistia.


Apresentação: Refugiados – Factos vs. Mitos

Documento “Desconstruir facilmente 10 mitos sobre pessoas em movimento

Notas para facilitador/a: Refugiados – Factos vs. Mitos

Ficha de atividade complementar (opcional):” Seguir em frente

Este pacote de informação tem como objetivo apoiar o facilitador a dinamizar uma apresentação sobre os refugiados e pode ser conjugado com outras atividades complementares existentes sobre o tema e disponíveis nesta página. Tem como objetivo clarificar algumas das questões mais frequentes relacionadas com refugiados.


Refugiados – Em fuga Plano de aula

Esta atividade permite às participantes desenvolverem empatia com os refugiados. Através dela, os participantes experienciam o percurso de um refugiado, incluindo as (difíceis) decisões que tem que tomar quando decidem abandonar o seu país. Aconselhado para trabalhar com jovens dos 11 aos 16 anos  (3º ciclo e Secundário).


Refugiados – discriminação Plano de aula

Falar sobre refugiados e direitos humanos pode parecer complexo e pouco relevante para as crianças do 1º e 2º ciclo. No entanto, as crianças convivem com os conceitos da justiça, preconceito, resolução de conflitos, escolhas e ações humanas todos os dias através da relação com os seus pares. O objetivo deste plano de aula é desenvolver estes conceitos e relacioná-los com o tema do asilo. Aconselhado para trabalhar com crianças dos 8 aos 12 anos  (1º e 2º ciclo EB).


COMBATE À DISCRIMINAÇÃO

Para saber mais sobre este tema: página no site da Amnistia.


Plano de aula

Na primeira atividade os participantes irão experienciar a desigualdade de oportunidades e o que significa ser considerado diferente. Depois, através de trabalho de grupo interativo, os estudantes irão analisar casos de discriminação direta ou indireta sentidos por diferentes grupos étnicos e sugerir soluções para ultrapassar a discriminação racial. Aconselhado para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais.


IGUALDADE DE GÉNERO

Para saber mais sobre este tema: página no site da Amnistia.


Plano de aula

Esta atividade explora os estereótipos sociais que ditam como é esperado que rapazes e raparigas se comportem e faz a ponte com a forma como os estereótipos afetam as relações interpessoais.

Aconselhado para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais.


DIREITOS ECONÓMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS

Para saber mais sobre este tema: página no site da Amnistia.


Plano de Aula

Esta atividade explora a influência das desigualdades sociais no acesso à saúde e define as responsabilidades dos Estados em garantir o direito à saúde para todos.

Aconselhado para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais.


Vídeo Solidariedade com as Mulheres da Comunidade de Mkhondo

Vídeo elaborado por alunos portugueses durante uma atividade da AI Portugal, expressando solidariedade com as mulheres desta comunidade)


Plano de Aula 

Apresentação sobre Mortalidade Materna 

Nesta atividade os estudantes desenvolvem a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real, através da análise e representação gráfica de dados sobre a mortalidade materna em diferentes países e regiões geográficas. Aconselhado para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais, na disciplina de Matemática.


FIM DA TORTURA

Para saber mais sobre este tema: página no site da Amnistia.


Plano de Aula 

Vídeo: “Torture: Our Legacy Our Future

Esta atividade permite aos participantes desenvolverem empatia com vítimas de tortura. Através dela, os participantes usam atividades interativas para explorar os efeitos da prática de tortura num individuo, família, comunidade ou país. Aconselhado para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais.