A AMNISTIA NA ESCOLA
A Amnistia Internacional Portugal colabora regularmente com centenas de escolas em todo o país. Esta colaboração visa desenvolver uma cultura para os direitos humanos, complementando a ação educativa desenvolvida em cada escola. Privilegiamos pedidos de colaboração e parceira estruturados que permitem às estudantes e a todos os membros da comunidade educativa vir a conhecer o trabalho da Amnistia e desenvolver competências para proteger os direitos humanos na sua comunidade escolar e no seu dia-a-dia. Em todas as idas às escolas aprendemos com a iniciativa dos jovens e com o trabalho dos docentes.
Para além do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos, estes são os principais formatos de intervenção da Amnistia Internacional nas escolas.
As sessões centram-se no processo de aprendizagem dos seus participantes, baseando-se nos princípios da educação não formal. São desenvolvidas com uma turma, num espaço que permita fazer um círculo de cadeiras e tem uma duração de, pelo menos, uma hora e meia. Promovem o diálogo, a participação, o pensamento crítico e o ativismo para os direitos humanos.
As palestras destacam-se pelos conteúdos abordados, podem ajudar a ter um enquadramento do trabalho da Amnistia Internacional e dos principais temas dos direitos humanos. Podem funcionar com muitos participantes em auditório e ter uma duração mais curta do que as sessões. No final é feito um apelo para se juntar a uma ação de ativismo para os direitos humanos.
Os testemunhos contam com a participação de ativistas. São momentos muito poderosos que se centram na partilha da experiência de vida e de ativismo da pessoa convidada. No final pode haver espaço para perguntas.
Estas intervenções são implementadas por membros da equipa de facilitadores, por ativistas das estruturas operacionais, por jovens da Campanha Multiplica e por elementos da equipa executiva da Amnistia Internacional Portugal e são gratuitas para os seus participantes.
Para solicitar a realização de uma destas intervenções pedimos que preencha este formulário, com a antecedência mínima de 2 semanas em relação à data pretendida.
A Amnistia Internacional Portugal está disponível também para pedidos de colaboração mais duradouros e para Formação Contínua de Professores através dos nossos contactos.