A AMNISTIA NA ESCOLA

A Amnistia Internacional Portugal colabora regularmente com centenas de escolas em todo o país. Esta colaboração visa desenvolver uma cultura para os direitos humanos, complementando a ação educativa desenvolvida em cada escola. Privilegiamos pedidos de colaboração e parceira estruturados que permitem às estudantes e a todos os membros da comunidade educativa vir a conhecer o trabalho da Amnistia e desenvolver competências para proteger os direitos humanos na sua comunidade escolar e no seu dia-a-dia. Em todas as idas às escolas aprendemos com a iniciativa dos jovens e com o trabalho dos docentes.

Para além do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos, estes são os principais formatos de intervenção da Amnistia Internacional nas escolas.

As sessões centram-se no processo de aprendizagem dos seus participantes, baseando-se nos princípios da educação não formal. São desenvolvidas com uma turma, num espaço que permita fazer um círculo de cadeiras e tem uma duração de, pelo menos, uma hora e meia. Promovem o diálogo, a participação, o pensamento crítico e o ativismo para os direitos humanos.

As palestras destacam-se pelos conteúdos abordados, podem ajudar a ter um enquadramento do trabalho da Amnistia Internacional e dos principais temas dos direitos humanos. Podem funcionar com muitos participantes em auditório e ter uma duração mais curta do que as sessões. No final é feito um apelo para se juntar a uma ação de ativismo para os direitos humanos.

Os testemunhos contam com a participação de ativistas. São momentos muito poderosos que se centram na partilha da experiência de vida e de ativismo da pessoa convidada. No final pode haver espaço para perguntas.

Estas intervenções são implementadas por membros das estruturas operacionais e da equipa executiva da Amnistia Internacional Portugal e são gratuitas para os seus participantes.

Para solicitar a realização de uma destas intervenções pedimos que preencha este formulário, com a antecedência mínima de 2 semanas em relação à data pretendida.

A Amnistia Internacional Portugal está disponível também para pedidos de colaboração mais duradouros e para Formação Contínua de Professores através dos nossos contactos.