MANUAIS EDUCATIVOS

A Amnistia Internacional publica regularmente manuais educativos dirigidos a educadoras, docentes e outras pessoas interessadas em promover os direitos humanos através da educação.

 

As versões *.pdf dos manuais são descarregáveis gratuitamente, clicando na capa.
As versões impressas disponíveis podem ser enviadas para escolas, organizações e outros espaços educativos. Mais informações aqui.

CELEBRAR A CORAGEM DOS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS

Manual para docentes, educadores e todos os que pretendem sensibilizar para a importância de defender os direitos humanos assim como proteger aqueles que os defendem. Contém informação sobre o tema, um conjunto de atividades, participativas e reflexivas, baseadas em metodologias de educação não formal e ideias para agir.

 

 

 

 

 

 


EU ACOLHO – DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS REFUGIADAS

Manual para docentes, educadoras e todos os que pretendem sensibilizar e informar diferentes públicos para os direitos das pessoas migrantes, requerentes de asilo e refugiados. Proporciona informação sobre o tema, um conjunto de atividades, participativas e reflexivas, baseadas em metodologias de educação não formal e ideias para agir.

 

 

 

 

 


O MEU CORPO OS MEUS DIREITOS

Este manual procura capacitar as pessoas, em particular as mais jovens, a defender e reivindicar os seus direitos e a tomar decisões sobre o seu corpo e as suas escolhas relativamente à sua sexualidade e género, sem medo de discriminação ou violência. É um recurso para educadores, mas pode também ser utilizado por jovens que, trabalhando com os seus pares, procuram promover processos individuais e coletivos de reflexão, análise crítica e ação. Contém informação sobre o tema, um conjunto de atividades, participativas e reflexivas, baseadas em metodologias de educação não formal e ideias para agir.

 

 


POBREZA E DIREITOS HUMANOS

Este recurso educativo visa capacitar jovens e quem trabalha com eles para compreender as ligações entre as violações dos direitos humanos e a pobreza. Através de um leque de atividades estruturadas, encoraja os jovens a usarem as suas vozes para reivindicarem os seus direitos e agirem sobre temas que lhes dizem respeito. Fornece informação sobre o tema e propõe um conjunto de atividades que podem ser utilizadas também por professores e educadores, adaptando-as, se necessários, aos seus contextos e necessidade.

 

 

 


CAPACITAR CONTRA A TORTURA

Capacitar contra a tortura é um recurso educativo concebido por um grupo de jovens ativistas de todo o mundo para sensibilizar e desafiar as perceções sobre esta prática. Foi criado como uma ferramenta prática que pode ser adaptada e usada no trabalho com outros jovens. Inclui informação sobre a aplicação da tortura e a sua proibição pela lei internacional. Contém ainda atividades, ligações para outros recursos, conselhos sobre como facilitar e adaptar sessões para diferentes contextos e sugestões sobre como agir

 

 

 


DIREITOS HUMANOS PARA A DIGNIDADE HUMANA

Um manual completo que explora os direitos económicos, sociais e culturais, as obrigações à luz do direito internacional e as questões ligadas a grupos específicos na nossa sociedade. É um recurso útil para quem se aproxima dos direitos humanos a nível individual, bem como para quem trabalha em contextos educativos.

 

 

 

 

 

 

 


MANUAL DE FACILITAÇÃO

Recurso para todas as pessoas interessadas em implementar metodologias participativas de educação para os direitos humanos, em contextos formais e não formais.

 

 

 

 

 

 

 

 


STOP BULLYING

Manual que reúne as principais informações sobre o fenómeno do bullying e que fornece um conjunto de atividades, participativas e reflexivas, baseadas em metodologias de educação formal e não formal, de fácil acesso a professoras e educadores que pretendam dinamizar sessões pontuais ou contínuas sobre o tema.

 

 

 

 

 

 


AMNISTIA INTERNACIONAL E DIREITOS HUMANOS

Através deste recurso a Amnistia Internacional pretende fornecer informação essencial sobre direitos humanos, tendo como fio condutor a sua história e as diferentes iniciativas que promove mundialmente.