MANUAIS EDUCATIVOS

A Amnistia Internacional publica regularmente manuais educativos dirigidos a educadoras, docentes e outras pessoas interessadas em promover os direitos humanos através da educação.
As versões *.pdf dos manuais são descarregáveis gratuitamente, clicando na capa. As versões impressas podem ser solicitadas através dos nossos contactos.

CELEBRAR A CORAGEM DOS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS

Manual para docentes, educadores e todos os que pretendem sensibilizar para a importância de defender os direitos humanos assim como proteger aqueles que os defendem. Contém informação sobre o tema, um conjunto de atividades, participativas e reflexivas, baseadas em metodologias de educação não formal e ideias para agir.

EU ACOLHO – DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS REFUGIADAS

Manual para docentes, educadoras e todos os que pretendem sensibilizar e informar diferentes públicos para os direitos das pessoas migrantes, requerentes de asilo e refugiados. Proporciona informação sobre o tema, um conjunto de atividades, participativas e reflexivas, baseadas em metodologias de educação não formal e ideias para agir.

O MEU CORPO OS MEUS DIREITOS

Este manual procura capacitar as pessoas, em particular as mais jovens, a defender e reivindicar os seus direitos e a tomar decisões sobre o seu corpo e as suas escolhas relativamente à sua sexualidade e género, sem medo de discriminação ou violência. É um recurso para educadores, mas pode também ser utilizado por jovens que, trabalhando com os seus pares, procuram promover processos individuais e coletivos de reflexão, análise crítica e ação. Contém informação sobre o tema, um conjunto de atividades, participativas e reflexivas, baseadas em metodologias de educação não formal e ideias para agir.

POBREZA E DIREITOS HUMANOS

Este recurso educativo visa capacitar jovens e quem trabalha com eles para compreender as ligações entre as violações dos direitos humanos e a pobreza. Através de um leque de atividades estruturadas, encoraja os jovens a usarem as suas vozes para reivindicarem os seus direitos e agirem sobre temas que lhes dizem respeito. Fornece informação sobre o tema e propõe um conjunto de atividades que podem ser utilizadas também por professores e educadores, adaptando-as, se necessários, aos seus contextos e necessidade.

CAPACITAR CONTRA A TORTURA

Capacitar contra a tortura é um recurso educativo concebido por um grupo de jovens ativistas de todo o mundo para sensibilizar e desafiar as perceções sobre esta prática. Foi criado como uma ferramenta prática que pode ser adaptada e usada no trabalho com outros jovens. Inclui informação sobre a aplicação da tortura e a sua proibição pela lei internacional. Contém ainda atividades, ligações para outros recursos, conselhos sobre como facilitar e adaptar sessões para diferentes contextos e sugestões sobre como agir

MANUAL DE FACILITAÇÃO

Recurso para todas as pessoas interessadas em implementar metodologias participativas de educação para os direitos humanos, em contextos formais e não formais.

STOP BULLYING

Manual que reúne as principais informações sobre o fenómeno do bullying e que fornece um conjunto de atividades, participativas e reflexivas, baseadas em metodologias de educação formal e não formal, de fácil acesso a professoras e educadores que pretendam dinamizar sessões pontuais ou contínuas sobre o tema.

AMNISTIA INTERNACIONAL E DIREITOS HUMANOS

Através deste recurso a Amnistia Internacional pretende fornecer informação essencial sobre direitos humanos, tendo como fio condutor a sua história e as diferentes iniciativas que promove mundialmente.