Acção de rua pela libertação de Wang Quanzhang e outros prisioneiros

Manifestação em frente ao Palácio de Belém pela libertação de Liu Xiaobo, Liu Xia e dos advogados de direitos humanos Wang Quanzhang e Jiang Tianyong. Realizada a 12 de Julho de 2017 aquando da visita de Zhiang Dejiang (Presidente do Comité permanente da Assembleia Nacional Popular da China) ao Presidente da República de Portugal. Esta acção teve a colaboração do Grupo 3 de Oeiras e da AI-Portugal.

Liu Xiaobo, Prémio Nobel da Paz 2010, encontrava-se gravemente doente e a AI pedia que ele fosse libertado para tratamento médico no estrangeiro. Morreu no dia 13 de Julho de 2017 hospitalizado sob prisão. A sua mulher Liu Xia encontra-se em prisão domiciliária e tem uma grave depressão e problemas cardíacos.

Wang Quanzhang e Jiang Tianyong, advogados de direitos humanos, estavam detidos em regime incomunicabilidade há 1 ano. Actualmente (Fevereiro 2018), Wang Quanzhang ainda não tem acesso à família e a advogados da sua escolha.