Yu Wensheng – Biografia

Yu Wensheng

Yu Wensheng é um proeminente advogado de direitos humanos de Pequim. Defendeu vários casos conhecidos de direitos humanos nomeadamente de adeptos do movimento espiritual Falun Gong e de colegas defensores de direitos humanos tais como Wang Quanzhang.

Dias depois de ver a sua licença de advocacia cancelada, Yu Wensheng foi formalmente detido pelo Departamento de Segurança Pública da cidade de Xuzhou, na Província de Jiangsu, em 19 de Abril de 2018 sob a acusação de “incitamento à subversão do poder do estado”. Foi mantido em “vigilância residencial num local designado” ou seja: numa prisão secreta, sem acesso a advogado nem à família e em risco de tortura e outros maus tratos.

A acusação formal contra Yu Wensheng foi divulgada pelo Tribunal Popular Intermédio da cidade de Xuzhou em 1 de Fevereiro de 2019. Contudo os seus advogados não foram notificados da acusação e não lhes foram facultados os documentos legais sobre o caso.

Yu Wensheng informou a Amnistia Internacional que tinha sido torturado durante uma detenção anterior, em 2014, após ter mostrado solidariedade com os protestos pró-democracia em Hong Kong.

Yu Wensheng voltou a ser brevemente detido em Outubro de 2017 depois de ter escrito uma carta aberta em que criticava o presidente Xi Jinping por fortalecer o “totalitarismo” na China. A família e os amigos de Yu Wensheng pensam que a sua atual detenção está relacionada com essa carta.

CoGrupo da China, 9-7-2020