Abrir Fronteiras: Eu Acolho

Face aos períodos vividos pelos migrantes e refugiados que procuram na Europa um refúgio e que enquadram a atual crise global de refugiados, a ReAJ – Rede de Ação Jovem da Amnistia Internacional organiza um debate com enfoque nas políticas e práticas de fecho de fronteiras na Europa, contextualização da situação de refugiados nos campos de refugiados na Grécia e o seu acolhimento e integração em Portugal.

A conferência realiza-se dia 8 de Abril (sábado), às 15h, na Livraria Ler Devagar, no Lx Factory, e conta com os seguintes oradores:
– Filipa Santos, Vice-Presidente da Amnistia Internacional – Portugal
– Paulo Pena, Repórter e Jornalista do Público
– Mariana Vareta, Voluntária e Co-fundadora da Mobile Info Team for Refugees in Greece
– Willian Gomes, Project Refugees Welcome Portugal

Três refugiados vão também deixar-nos testemunhos, dois deles a residirem em Portugal com a sua partilha em primeira pessoa, e um deles, via skype, em direto de Salónica, na Grécia.

Esperamos criar um espaço de diálogo entre quem experiência o medo e se vê obrigado a deixar tudo e partir, e quem procura mais informações, desmistificar mitos e fazer parte do movimento “Eu Acolho os Refugiados”.

É tempo de avançar com mudanças de políticas e práticas que permitam a todos os refugiados usufruir dos seus direitos através de uma política de partilha e de responsabilidade e cooperação internacional. É tempo de dar uma resposta digna a esta pessoas, definindo o tipo de mundo em que queremos viver. É tempo de abrir fronteiras e dizer #EuAcolho.

Podes acompanhar o evento na nossa Página do Facebook 🙂