Dia Internacional pela Paz

por Nádia Pedro

ativista da Rede de Ação Jovem

 

O Dia Internacional pela Paz foi declarado pela ONU a 30 de novembro de 1981. Este é um dia que promove a não violência. É um dia internacional para que possa ser partilhado por toda a humanidade e, assim, promover uma cultura de paz. Paz não significa apenas não estar em guerra. Um mundo de paz é um mundo onde cada pessoa pode exercer os seus direitos, viver livremente, sem ter de fugir a conflitos armados, ficar sem casa, água, comida, educação e cuidados de saúde. É um mundo onde todos são iguais, na lei e na sociedade, e a sua voz é ouvida. 

 

Nos dias que correm a paz é ameaçada das mais diversas formas, tais como alterações climáticas, crises humanitárias,violência policial, o contexto de pandemia que se alastrou por todo o mundo, criando mortes, infectando milhões e suspendendo vidas. O grupo terrorista al-Shabaab continua a ganhar força na somália, sendo um motivo de terror na vida destas pessoas. Milhares de refugiados procuram asilo todos os dias para fugir e sobreviver aos horrores do seu país de origem. Temos como exemplo os refugiados sírios e os refugiados do campo de Moria, campo este que foi em parte consumido por um incêndio, levando-lhes o pouco que já tinham. No entanto, muitos dos refugiados que perderam as suas casas e apenas procuram uma vida melhor é lhes, inúmeras vezes, negada a entrada em diversos países.

 

No contexto da violência policial, a morte de George Floyd é mais um exemplo da importância que a paz representa para que um país seja verdadeiramente democrático e onde cada cidadão independentemente da sua etnia, cor, classe, etc tem os mesmos direitos e representação. George Floyd foi morto após ter sido detido por um polícia que se ajoelhou no seu pescoço tendo cortado a sua respiração. A morte de Floyd levou a inúmeras manifestações pelos EUA. Para reprimir estas manifestações antirracistas pacíficas, as autoridades recorreram ao uso excessivo e desnecessário da força, usando gás lacrimogêneo, balas de borracha e gás pimenta, cometendo graves violações dos direitos humanos. 

 

É de extrema importância que exista segurança pública, harmonia e consciência coletiva para que nos ajudemos e respeitemos uns aos outros. Todos nós temos direito a viver em paz. A luta pela paz continua a ser necessária e urgente, mas não impossível. Alcançar paz é uma luta diária que apenas pode ser travada com a ajuda e colaboração de todos. Que olhemos para este dia como símbolo de bondade, igualdade, justiça e segurança. Que seja não apenas um dia, mas um marco do que a vontade e luta por um mundo melhor é capaz de fazer.  

 

Para assinares a petição pelo fim da violência policial nos EUA, clica aqui.