Cinema sobre Direitos Humanos

Durante o período de confinamento social, não tens de ficar parad@! No passado dia 26 de março, fizemos uma lista de coisas que podes fazer pelos Direitos Humanos a partir de casa, que podes ler aqui. Hoje, acrescentamos a essa lista mais uma opção – podes educar-te sobre temáticas de direitos humanos, visualizando filmes ou documentários sobre as mesmas! Por isso, aqui fica uma lista de filmes que sugerimos para esta semana:

1- Human Flow (2017) – É um documentário alemão dirigido por Ai Weiwei, que ao longo de um ano acompanhou a crise de refugiados em 23 países, incluindo França, Grécia, Alemanha, Iraque, Afeganistão, México, Turquia, Bangladesh e Quênia. Retrata o desespero na busca por segurança, abrigo e justiça.

Podes ver o seu trailer aqui. Acede ao site oficial do documentário aqui.

2- Flor do Deserto (2009) – O filme retrata a história verídica da modelo Waris Dirie, nascida na Somália e que, aos 13 anos, perante a possibilidade de ser vendida, percorreu sozinha o deserto até chegar a Mogadishu. De lá, foi para Inglaterra, onde foi descoberta pelo fotógrafo Terry Donaldson. No auge da sua carreira, revela que foi vítima de mutilação genital aos cinco anos. Waris Dirie foi, entre 1997-2003, embaixadora das Nações Unidas contra a mutilação genital feminina.

Vê o trailer aqui.

3- Malala (2015) – Este documentário conta-nos a história de Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa atacada por Talibãs, por falar sobre a educação das mulheres. O filme mostra-nos como a jovem e a sua família estão determinad@s a lutar pela educação de raparigas por todo o Mundo. Malala recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2014, que partilhou com o ativista indiano Kailash Satyarthi.

Vê o trailer aqui.

4- Hotel Ruanda (2004) – No dia 7 de abril de 2004, a ONU reconheceu o Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio de 1994 no Ruanda. Por isso, esta semana não poderíamos deixar de sugerir também este filme, que conta a história de Paul Resebagina, um Hutu gerente de um hotel na capital do Ruanda, onde vítimas do genocídio procuram refúgio durante a crise humanitária.

Vê o trailer aqui

5- 13ª Emenda (2016) – 13ª. Emenda é um documentário que analisa a 13ª alteração à Constituição dos Estados Unidos da América, que aboliu a escravatura. O filme está disponível na netflix.

Vê o trailer aqui.

6- As Sufragistas (2015) – As Sufragistas conta a história dos movimentos feministas no início do século XX em Inglaterra, que usaram a desobediência civil para conseguir obter o direito ao voto.

Vê o trailer aqui.

Aproveita a Páscoa em confinamento para veres alguns destes filmes e para nos dizeres o que achas! Podes também enviar sugestões de mais filmes que gostasses que acrescentássemos à nossa lista! Ficamos à espera 😉

Fica em casa e continua a lutar pelos Direitos Humanos!