JUNTA-TE A NÓS

Está a poucos passos de mudar o mundo.

 

O abuso de direitos humanos continua a ser abundante em toda a parte. Milhares de pessoas são torturadas, presas e é-lhes negado um julgamento justo por causa daquilo em que pensam e acreditam. Os civis são alvos em tempos de guerra. As crianças são forçadas a lutar. A violação é usada como uma arma. Defender os direitos humanos torna-se essencial para que a dignidade humana seja respeitada: a nossa, a dos outros, a de todos e todas, de forma universal e sem exceção. Este mundo, em constante mudança, é o palco onde devemos atuar, colocando em prática, desde as ações mais voluntariosas e simples, às mais mobilizadoras e participativas de ativismo pelos direitos humanos que possibilitem a melhoria de vida de milhares de pessoas em risco.

 

O MUNDO ESTÁ EM MUDANÇA.

 

 

 

A TUA VOZ TEM PODER!

Se vives ou estás atualmente em Leiria e acreditas no poder da união e queres, juntamente com outras pessoas defender a justiça, a liberdade, a dignidade humana e a igualdade, então ser ativista no Grupo Local da Amnistia Internacional é uma boa possibilidade para ti.

No Grupo local vais encontrar um espaço seguro para trabalhares nos temas que mais te preocupam ou nos quais sentes que poderás ter maior impacto positivo.

 

 

“INSPIRAMOS PESSOAS COMUNS A FAZER COISAS EXTRAORDINÁRIAS PELOS DIREITOS HUMANOS”.

 

 

 

A Amnistia Internacional pretende fornecer informação essencial sobre direitos humanos, como ponto de partida para inspirar e mostrar como podemos, e devemos desempenhar um papel mais ativo nas nossas comunidades, para acabar com a injustiça e promover a dignidade de cada pessoa.

 

É A TUA VEZ DE AGIR

Sair à rua e mobilizar as pessoas!

O que nós queremos é um mundo em que os direitos humanos são respeitados e para isso é essencial sair à rua e mobilizar as pessoas, as palavras de ordem para um ativista são sensibilizar, envolver, motivar, educar e proteger.

No grupo de ativismo podemos assumir diferentes papeis e entregar o nosso tempo (cada pessoa dá o que consegue) às ações e campanhas em que queremos trabalhar.

  • Educação para os Direitos Humanos nas escolas do distrito de Leiria;
  • Trabalhar colaborativamente com os órgãos de comunicação social locais;
  • Organizar palestras ou conferências temáticas;
  • Organizar sessões temáticas de cinema;
  • Desenvolver intervenções sociais e/ou artísticas de base comunitária;
  • Organizar vigílias.
  • Outras ações que consideres relevantes, em grupo o céu é o limite!

 

REAGE CONNOSCO!

Connosco, quem? Com a Amnistia Internacional.

A Amnistia Internacional é um movimento global de mais de 7 milhões de ativistas que atuam por um mundo onde os direitos humanos sejam respeitados. A nossa visão é a de um mundo em que todas as pessoas gozem de todos os direitos contemplados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e noutros documentos internacionais relacionados com os direitos humanos. Somos independentes de qualquer governo, partido ou ideologia política, interesse económico ou religião e o nosso financiamento vem, maioritariamente, dos nossos membros, apoiantes e doações públicas.

 

Qual é a origem do movimento?

A 19 de novembro de 1960, o advogado britânico Peter Benenson leu num jornal inglês que dois jovens estudantes portugueses tinham sido condenados a sete anos de prisão por realizarem um brinde à liberdade num restaurante, no período em que Portugal era governado pelo regime ditatorial de António Salazar. Indignado, pensou em dirigir-se à Embaixada de Portugal em Londres para protestar pessoalmente, mas percebeu que o seu ato isolado não iria conseguir ajudar os dois estudantes portugueses. Começou então a questionar-se sobre como poderia reagir um regime opressivo perante protestos conjuntos a nível mundial. Gradualmente, e após discussão com amigos, concebeu a ideia de uma campanha mundial de um ano para chamar a atenção do mundo para a situação de pessoas detidas por toda a parte – sob todos os regimes políticos – pela sua expressão.