Assédio moral, isso existe?!

Todos os dias ouvimos frases que nos fazem sentir ‘diminuídos’ e incompetentes no nosso trabalho. Muitas das vezes julgamos que estas frases são socialmente aceites no meio laboral. A realidade é que todas estas palavras são uma forma de assédio laboral.

Na semana passada, durante o Festival A Porta nós, ativistas do Grupo de Leiria da Amnistia Internacional, voltámos a vestir os coletes e a ir para a rua. Quando vamos para a rua já sabemos que podemos ouvir um pouco de tudo, encontramos sempre quem queira um novo Salazar em Portugal e quem esteja preocupado com os terroristas que vêm misturados com os refugiados e, por isso, é melhor ficarem todos em alto mar. Respiramos fundo e tentamos sensibilizar, apresentamos dados, mostramos outras perspetivas e tentamos criar discussões construtivas. Domingo veio uma pessoa ao nosso encontro, disse que queria ser voluntária no grupo e dissemos-lhe as temáticas em que estávamos a trabalhar. Uma delas, dissemos, é o assédio no local de trabalho. A resposta foi: “Assédio no trabalho, mas isso ainda existe?”.
Ficámos com a dúvida se esta pessoa está completamente alienada da realidade ou se não conhece o que é o assédio no trabalho e os contornos que este pode ter.

Durante todo o Festival tivemos o nosso panfleto sobre assédio no trabalho exposto e muitas foram as partilhas, as reações e os olhares (na maioria com uma tentativa de passarem despercebidos).

Este é um assunto importante, urgente! E tu, sabes o que é assédio no trabalho?

Nós queremos e vamos falar sobre isto ao longo deste ano.

Se este for um assunto que te preocupa e quiseres fazer algo mais do que observar, junta-te a nós!

Acompanhe a nossa campanha no Facebook!

#trabalho100assedio