O que fazer pelos Direitos Humanos, a partir de casa?

Sabemos que os tempos que vivemos não são fáceis, e que muitas vezes somos apoderados por sentimentos de impotência, sem saber como podemos melhorar a situação em que nos encontramos, ou como podemos utilizar o nosso tempo para fazer a diferença. Por esta razão, queremos oferecer-vos algumas ideias de ações que podem tomar em casa para ajudar o mundo e os Direitos Humanos!

Assinar Petições

Este é um excelente sítio para começar, procurar algumas petições online – agora que temos um pouco mais de tempo para as ler -, e assiná-las!

A ideia de que uma petição possa ter algum impacto relevante às vezes parece improvável. No entanto, estas são uma parte fundamental da pressão que as ONG’s podem fazer sobre Governos que não estejam a cumprir com os seus deveres, uma vez que mostram que as populações estão do lado destas causas. Muitas vozes juntas fazem mais barulho do que aquele que os Estados mais irresponsáveis podem ignorar!

Para os mais motivados, façam uma maratona de assinaturas: arranjem uma bebida agradável, ponham-se confortáveis, preparem-se e VÃO! É um pequeno esforço que pode fazer toda a diferença 😉

Podem começar pelas petições no site da Amnistia, mas não têm de ficar por aí! Assinem também as de outras causas, de ONG’s ou de iniciativas populares!

Petições da Amnistia Internacional: https://www.amnistia.pt/peticao/

Sigam as notícias

Agora que já aqueceram, o próximo passo é ler as notícias de sites que façam investigação e cobertura de assuntos relacionados com os Direitos Humanos!

No meio de todas as notícias negativas que inundam as redes sociais, podem passar despercebidas notícias de violações de direitos humanos que estejam a acontecer, mas também das inúmeras conquistas que se fazem neste campo. É exemplo disso a abolição da pena de morte no Colorado, EUA esta semana.

Podem explorar o site da Amnistia, da Human Rights Watch ou os de muitas outras organizações como os vários das Nações Unidas, consoante o que mais vos interessar!

Links:

Aprender mais sobre os Direitos Humanos

Como seguimento às ideias que já vos apresentámos, este tempo extra é uma ótima oportunidade para procurarem aprofundar os vossos conhecimentos sobre Direitos Humanos. Para isso, ficam aqui algumas ideias de como podem participar em cursos sobre este tema a partir do conforto de vossa casa (e de forma gratuita!).

A Academia da Amnistia Internacional fornece cursos de Direitos Humanos que vão desde uma introdução aos mesmos, a uma visão mais específica e especializada em alguns deles ou situações em que são ameaçados. Uma ótima oportunidade para tornar a nossa sociedade uma mais educada nos Direitos Humanos.

Uma segunda opção é aderir a um dos vários cursos disponibilizados por várias instituições de renome internacional, através do edx. É esta mais uma forma de aprenderem sobre as mais variadas áreas. À sua semelhança, existe também o Future Learn, um site de adesão gratuita que oferece um vasto leque de opções de aprendizagem para aproveitarem durante este tempo!

Para quem ainda não encontrou a opção certa para si, existem ainda outros sites que fazem o mesmo tipo de ofertas, criando assim uma ótima oportunidade para se educarem, combaterem o aborrecimento de não poder sair de casa, e complementar os vossos conhecimentos!

Links:

Exercícios de EDH da Amnistia Internacional Portugal

Para o caso de ainda não saberem, a Amnistia Internacional Portugal lançou algumas atividades de Educação para os Direitos Humanos que podem fazer em casa. Vão ser lançadas cinco propostas por semana que podem fazer sozinhos/as, com crianças, com adultos, em família, como preferirem! Uma excelente maneira de aprenderem mais sobre os DH sem sair de casa e de forma divertida.

Link: https://www.amnistia.pt/dicas-e-atividades-para-uma-quarentena-repleta-de-direitos-humanos/

Ativismo online

E se pensam que as sugestões se baseiam somente em aprender e ler, fiquem descansados, praticar o que se aprende, e, sobretudo, lutar por aquilo em que acreditamos e pelos direitos que nos pertencem a todos é muito importante! Por isso, e numa vertente mais prática, podem também participar em ativismo online.

Um exemplo deste ativismo são calls to action como as que são feitas para as Fridays For Future. Como sabem, com a situação atual, até a Greve Climática Estudantil teve de ser adiada, mas a luta não parou! Todas as sextas feiras o mundo continua a unir-se pela sustentabilidade do nosso Planeta Terra através da partilha de fotografias tiradas com um cartaz que podem fazer em casa (utilizando materiais sustentáveis ;)). Podem ver exemplos deste movimento no próprio instagram da ReAJ, que já aderiu ao movimento online.

Desta forma, todos os que se juntavam com cânticos e cartazes nesta luta podem continuar a fazê-lo, a partir das suas próprias casas.

Oferecer serviços

Ainda em termos mais práticos, e porque já vos deixamos várias formas de aprender, porque não utilizar os conhecimentos que já têm? Durante este tempo a grande maioria das atividades presenciais foi cancelada ou adiada, as pessoas estão em casa, e, por norma, com mais tempo, ficam mais atentas e a utilizar mais as tecnologias. Neste sentido, existem inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas a partir de casa. Porque não encontrarem uma causa que vos é querida e oferecer as vossas capacidades em determinada área?

São muitas vezes procurados conhecimentos em áreas como o design, a tradução, a escrita, etc. Organizações como a ONU (https://www.onlinevolunteering.org/en), por exemplo, aceitam voluntários que exerçam atividades online.

Partilha informação fidedigna – e espalha energia positiva!

Por último, oiçam os canais oficiais de informação e tentem não espalhar notícias por confirmar. Precisamos de estar todos o mais bem informados possível, e a desinformação é muito difícil de desconstruir, e pode mesmo ser perigosa em alguns casos!

Adicionalmente, não se abstenham de partilhar mensagens positivas que alegrem o dia de quem vos segue e ama!

Alguns sites:

São estas as sugestões que vos deixamos e que esperamos que sejam bastante úteis. Façam proveito do tempo extra que podem ter devido a todas as atividades serem feitas a partir de casa e leiam mais, informem-se mais, tentem manter o otimismo, os espíritos em alta. Além disto, mesmo à distância, não se esqueçam de falar com os que mais amam e vos são mais próximos, de lhes dar o vosso apoio emocional e de tentar garantir o seu bem estar.

E lembrem-se, a luta pelos Direitos Humanos não para! ???? ????????????