Onde está Gedhun Choekyi Nyima?

Gedhun Choekyi Nyima uma criança de seis anos Tibetana foi considerada por Dalai Lama o seu 11º sucessor, desempenhando o cargo de Panchen Lama, isto é, a figura hierarquicamente mais próxima deste líder.

Porque é que Gedhun foi detido?

O seu activismo enquanto segunda figura mais importante da religião Budista, levou a que a 17 de Maio de 1995 o governo Chinês detivesse Gedhun e a sua família tornando esta criança o prisioneiro político mais novo até então. Desde essa data, estas pessoas nunca mais foram vistas, no entanto foram pedidas justificações ao governo Chinês e este governo não negou ter detido Gedhun e a sua família mas que, no entanto, afirma que estas pessoas estão a viver dentro da normalidade. Contudo, a desconfiança perante este caso mantém-se, uma vez que o governo Chinês se recusou a dar informações sobre Gedhun e até hoje estas pessoas nunca mais foram vistas publicamente.

Assim, esta detenção por parte do governo Chinês revela um atentado a vários tipos de Direitos Humanos dentro deles a liberdade religiosa, a liberdade de expressão e de opinião.