Yu Wensheng – Apelo (em português)

President  of the People´s Republic of China
Xi JinpingZhongnanhai
Xichangan’jie
Xichengqu,

Beijing Shi 100017,
People’s Republic of China

 

 

Caro Presidente Xi,

Escrevo-lhe para expressar a minha preocupação quanto ao advogado de direitos humanos Yu Wensheng (余文生)que, em 17 de Junho de 2020, foi condenado a quatro anos de prisão e à privação de direitos políticos por mais três anos, sob a acusação de “incitamento à subversão do poder do estado”.

É preocupante que a sua família e o advogado por ela designado apenas tenham sido informados da sentença através de uma chamada telefónica da Procuradoria da Cidade de Xuzhou, mais de um ano depois de o julgamento secreto ter decorrido.

Yu Wensheng foi levado em Janeiro de 2018 e tem sido mantido desde então em situação de incomunicabilidade. A sua mulher e advogados tentaram visitá-lo pelo menos 25 vezes mas nunca lhes foi permitido vê-lo.

Yu Wensheng foi julgado secretamente em Maio de 2019 e os advogados designados pela família não receberam qualquer informação antes de o julgamento se realizar. Yu manteve a sua declaração de inocência e espera apelar da sua condenação.

Yu é um prisioneiro de consciência, detido apenas por exercer pacificamente o seu direito à liberdade de expressão. Sem acesso a um advogado da sua escolha e à sua família, receio de que esteja em grave risco de tortura e outros maus tratos, uma vez que ele foi torturado durante uma detenção anterior, em 2014.

Por estas razões, apelo para que:

  • Liberte Yu Wensheng imediata e incondicionalmente, atendendo a que ele está preso apenas por ter pacificamente exercido o seu direito à liberdade de expressão.
  • Enquanto não é libertado, assegure que Yu Wensheng tenha acesso regular e não restringido a um advogado da sua escolha e à sua família e que enquanto detido não seja sujeito a tortura ou outros maus tratos.

 

Sinceramente,

 

 

Nome:

Morada: