Um tribunal de Hong Kong anula sentença de prisão injusta

Em 6 de Fevereiro de 2018 um tribunal de Hong Kong anula a sentença injusta de prisão imposta a três activistas pro-democracia.

Joshua Wong, Alex Chow e Nathan Law tinham sido condenados a prisão, em Agosto de 2017, por terem participado numa manifestação pro-democracia em Hong Kong que durou vários dias e que ficou conhecida pelo movimento dos chapéus de chuva pois os manifestantes usavam chapéus de chuva para se protegerem contra os gases lacrimogéneos sobre eles lançados pela polícia.

Os manifestantes ocuparam o centro de Hong Kong em defesa do sufrágio universal no território. O Congresso Nacional Popular tinha acabado de anunciar que o Chefe do Executivo de Hong Kong seria eleito de entre três candidatos escolhidos por um comité nomeado pelas autoridades da República Popular da China. Também a eleição dos deputados passava a ter várias restrições.

Perante o risco da perda de representatividade dos eleitos, os estudantes concentraram-se em frente à  sede do governo, em 22 de setembro de 2014 Na noite de 26 de Setembro, várias centenas de manifestantes violaram uma barreira de segurança e entraram na praça em frente ao complexo do governo central. Seguiu-se uma campanha de desobediência civil sob o lema “Ocupar o Centro com Amor e Paz”. Este movimento acabou devido à intervenção da polícia que usou balas de borracha e fez vários feridos.