Wang Quanzhang – Advogado de Direitos Humanos

Biografia

Wang Quanzhang é um advogado chinês que defendeu numerosas causas de Direitos Humanos (DH), advogando a favor de adeptos do movimento espiritual Falun Gong e de membros do Movimento dos Novos Cidadãos, uma rede de activistas que na China tem agido para promover a transparência e expor os casos de corrupção.

Wang Quanzhang foi detido em Agosto de 2015 e só em 14 de Fevereiro de 2017 foi formalmente acusado de “subverter o poder do estado”.

A sua família e os advogados contratados por ela ainda não foram autorizados a encontrar-se com ele e temem que possa estar a ser torturado como aconteceu a outos advogados presos em 2005 e entretanto libertados que testemunharam terem sido mal tratados e obrigados a tomar drogas enquanto detidos.

A mulher de Wang Quanzhang, Li Wenzu, ainda não recebeu qualquer informação fiável sobre o estado físico e mental do marido desde que foi levado em Agosto de 2015. Acrece que foram montadas câmaras de vigilância em volta da casa da família. A família está constantemente sujeita a vigilância policial , a perseguições e a restrições à liberdade de movimentos.

Vamos agir!

O dia 15 de Fevereiro é o dia do aniversário de Wang Quanzhang e a Amnistia Internacional pretende assinalar o dia com:

1- um acréscimo de pressão sobre as autoridades chinesas para que ele seja libertado e não seja torturado enquanto detido.

2- apoio à família de Wang Quanzhang.

O primeiro ponto constará do envio da carta em anexo, cujo modelo foi enviado pelo IS/HK (Secretariado Internacional/ Hong Kong). Por favor, preencha com os dados: local, data, nome, morada e assinatura. Envie por correio normal! Obrigada!

Wang Quanzhang – Apelo

O segundo ponto consiste no envio de desenhos sob o tema “HERÓIS”, uma vez que o filho considera (e com razão) que o seu pai é um herói, como se pode ver no vídeo que anexamos. Estes desenhos serão enviados para o Cogrupo da China que os remeterá para o director de campanhas da AI/HK que, por sua vez os fará chegar à família, se possível no dia do aniversário de Wang Quanzhang.  Claro que deverão indicar nos desenhos o nome da estrutura que os fez – não foi o CoGrupo!

Agradece-se o envio dos desenhos digitalizados até ao dia 12 de Fevereiro para [email protected]

Alguns exemplos de desenhos são dados no final do vídeo cujo link é:

Mas atenção às duas recomendações quanto aos desenhos:

a) que não se dê a ideia de que o herói está a lutar contra a China e que a China é um monstro (embora nós saibamos que é!).

b) os desenhos devem mostrar o Wang Quanzhang como um herói mas não a lutar contra oponentes.

Desenho de Wang Quanzhang

Pintura de Wang Quanzhang