A FEIRA DOS SANTOS E A MATARONA DE CARTAS 2017

Como já vem sendo habitual desde há 4 anos, estivemos presentes em mais uma edição da Feira dos Santos com uma banca que marcou presença nos 4 dias de Feira, de 29 de outubro a 01 de novembro.

Novamente, levámos os Direitos Humanos e a missão da Amnistia Internacional ao conhecimento da comunidade local em que nos inserimos, apelámos à participação e ativismo dos cidadãos nas nossas causas, solicitámos a assinatura das nossas petições e a recetividade dos cidadãos à nossa presença e ação melhora a cada ano…

As nossas 5 petições deste ano granjearam 2003 assinaturas!

Foram estes os cinco casos que levamos ao conhecimento da população:
1. “Clovis Razafimalala, de Madagáscar” –  o ambientalista que reivindica a proteção das árvores de pau-rosa no seu país – 331 assinaturas;
2. “Shackelia Jackson, da Jamaica” – a jovem que luta para a que a morte do sue irmão, alvejado pela polícia, seja julgada –  480 assinaturas;
3. “Farid e Issa, Israel e Territórios Palestinianos Ocupados” – os dois ativistas pacíficos enfrentam acusações do regime israelita por defenderem e se manifestarem pelo fim dos colonatos e ocupação israelita –  333 assinaturas;
4. “Sakris Kupila, da Finlândia” – o jovem estudante de medicina, transgénero, de 21 anos, que apela à alteração da lei de reconhecimento do género no seu país –  415 assinaturas;
5. “Liberdade para Idil Eser, Taner Kılıç e todos os outros defensores de direitos humanos da Turquia” – A diretora e o presidente da Amnistia Internacional da Turquia juntamente com outros 8 ativistas de direitos humanos enfrentam acusações e julgamentos no seu país por alegada participação em “organizações terroristas” – 444 assinaturas.

Durante estes 4 dias, contactámos com centenas de pessoas a quem falámos da Amnistia Internacional Portugal e foram muitas as que quiseram associar o seu nome aos Direitos Humanos.

O nosso enorme obrigado a tod@s!

Maratona de Cartas 2017

Este evento marcou em Chaves o arranque daquele que é mundialmente conhecido como o maior evento de Direitos Humanos da Amnistia Internacional – A Maratona de Cartas!
Durante esta altura, milhões de pessoas em todo o mundo assinam cartas em prol de indivíduos e comunidades em risco. O objetivo desta campanha mundial é chamar a atenção para estes casos, o que poderá resultar numa melhoria das condições de pessoas e comunidades em risco.

A Amnistia Internacional convida as pessoas, sobretudo jovens estudantes, a escreverem cartas ou assinar cartas-tipo já escritas para pedir a melhoria das condições das pessoas visadas nos apelos. Estas cartas são dirigidas aos governos e entidades dos países em causa e os apelos diferem em função do caso.

Uma vez que existem milhares de pessoas a participar nestes apelos em simultâneo, o impacto é muito grande pois as autoridades recebem milhares de cartas referindo-se aos mesmos casos.
Portanto, o mundo está atento às violações de direitos humanos de determinado país e os governantes não gostam de estar sujeitos a esta atenção, o que resulta muitas vezes na melhoria das condições destas pessoas, pois as autoridades sentem-se pressionadas a agir para alterar a situação.

Pedimos assim que estejam atentos à nossa presença. Vamos andar muito ativos por aí a pedir a vossa assinatura pelos Direitos Humanos. Contamos com tod@s!

Para mais informações e/ou para colaborarem connosco, não hesitem em contactar-nos.

Estamos disponíveis em:

e siga-nos no facebook: